quinta-feira, 1 de julho de 2010

Auditoria Interna para Gestão

AUDITORIA INTERNA PARA GESTÃO


Uma ferramenta de controle interno da Administração


1) A AUDITORIA INTERNA é praticada geralmente nas grandes empresas, que precisam certificar-se da eficiência dos controles internos para segurança da gestão da companhia e melhor geração de resultados.

2) No entanto é de grande importância também para as PEQUENAS e MÉDIAS EMPRESAS, cujo trabalho pode ser efetuado por um assistente da DIRETORIA, sem onerar muito o custo dessas empresas.

3) A AUDITORIA INTERNA é um controle gerencial que funciona por meio de medição e avaliação da eficiência e eficácia de outros controles. Deve ser entendida como uma atividade de assessoramento à administração quanto ao desempenho das atribuições definidas para cada área da empresa, mediante as diretrizes políticas e objetivos por ela determinados.

4) Consiste num setor de assessoramento da empresa, incumbido pela Diretoria de efetuar as verificações necessárias e de avaliar os sistemas e procedimentos da empresa, com vista a minimizar:
4.1) O não cumprimento das metas e estratégias da empresa;
4.2) O descumprimento dos princípios contábeis, fiscais e legais;
4.3) Probabilidades de erros e/ou fraudes;
4.4) Práticas ineficazes e/ou ilegais de procedimentos.

5) A auditoria interna deve ser independente na empresa e se reportar diretamente à Diretoria.

6) Os principais objetivos de um Auditor Interno são:
a) Verificar a existência, a suficiência e a aplicação dos controles internos, bem como contribuir para o seu aperfeiçoamento;
b) Verificar se as normas internas estão sendo seguidas;
c) Verificar a necessidade de melhoramento das normas internas vigentes;
d) Avaliar a necessidade de novas normas internas.

7) Às vezes, dentro da empresa as maiores perdas acontecem quando:
a) Os recursos financeiros não recebem acompanhamento desejado;
b) Não são avaliados os balancetes e os resultados de forma mensal;
c) As contas patrimoniais (Ativo/Passivo) não são conciliadas mensalmente para assegurar sua legitimidade;
d) As contas de resultados (Receitas/despesas) não são avaliadas considerando o desempenho esperado e as metas estabelecidas;
e) Excesso de estoques ou estoques obsoletos que configuram compras irregulares ou não previstas;
f) Desperdícios de matéria prima e de materiais diversos nos custos dos produtos;
g) Não aproveitamento de créditos tributários (ICMS, IPI, PIS, COFINS, IRRF, IR, CSLL);
h) Não elaboração de um orçamento empresarial (Receitas – despesas – investimentos - produção);
i) Não haver um planejamento tributário;
j) Não haver segregação de funções dos empregados;
k) Estrutura organizacional não compatível com o porte da empresa.

CONCLUINDO, a implantação do setor de Auditoria Interna nas PEQUENAS e MÉDIAS EMPRESAS é uma ferramenta de gestão muito útil para melhoria do desempenho administrativo e gerencial, além de propiciar à Diretoria maior segurança administrativa e melhorar a geração de resultados.

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