quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Procedimentos de Consolidação de Balanços

Procedimentos de Consolidação de Balanços


Regra geral – Procedimentos Básicos de Consolidação.



1) Objetivo da Consolidação.
     O objetivo é apresentar à Administração (Diretoria) e aos sócios/acionistas os resultados das operações e a posição financeira da sociedade Controladora e de suas Controladas, como se fosse uma única empresa. Isso permite uma visão abrangente e melhor compreensão do que vários balanços isolados de cada empresa. (Fonte: Livro Manual de Contabilidade, capítulo Consolidação das Demonstrações Contábeis – FIPECAFI)


2) Definições.
. Demonstrações Consolidadas são as Demonstrações Contábeis de um conjunto de entidades (Grupo Econômico), apresentadas como se fossem as de uma única entidade econômica.

. Controle é o poder de governar as políticas financeiras e operacionais da entidade de forma a obter benefício das suas atividades.

. Grupo Econômico é a controladora e todas as suas controladas.

. Participação de Não Controlador é a parte do patrimônio líquido da controlada não atribuível, direta ou indiretamente, à controladora.

. Controladora é uma entidade que tem uma ou mais controladas.

. Demonstrações separadas são aquelas apresentadas por controladora, investidor em coligada ou empreendedor em entidade controlada em conjunto, nas quais os investimentos são contabilizados com base no valor do interesse direto no patrimônio (direct equity interest) das investidas, em vez de nos resultados divulgados e nos valores contábeis dos ativos líquidos das investidas. Não se confundem com as demonstrações individuais. (Consultar Pronunciamento Técnico CPC 35 – Demonstrações Separadas.)

. Controlada é a entidade. incluindo aquela não constituída sob a forma de sociedade tal como uma parceria, na qual a controladora, diretamente ou por meio de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.

A controladora ou suas controladas podem ser um investidor em coligada ou um empreendedor em entidade controlada em conjunto (joint venture). Nesse caso, as demonstrações contábeis consolidadas devem ser elaboradas e apresentadas em conformidade com este Pronunciamento e com os Pronunciamentos Técnicos CPC 18 – Investimento em Coligada e em Controlada e CPC 19 – Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture).

A controladora que estiver dispensada da apresentação das demonstrações contábeis consolidadas em conformidade com o disposto no item 10 do Pronunciamento Técnico nº 36 pode apresentar as demonstrações contábeis separadas de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 35 – Demonstrações Separadas.


3) Normas de consolidação.
     Na elaboração de demonstrações contábeis consolidadas, a entidade controladora combina suas demonstrações contábeis com as de suas controladas, linha a linha, ou seja, somando os saldos de itens de mesma natureza: ativos, passivos, receitas e despesas. (Fonte: Pronunciamento Técnico CPC nº 36 – DEMONSTRAÇÕES CONSOLIDADAS)

     Para que as demonstrações contábeis consolidadas apresentem informações sobre o grupo econômico como uma única entidade econômica, devem ser adotados as normas do Pronunciamento Técnico CPC nº 36.


4) Procedimentos de consolidação.

4.1) As demonstrações contábeis consolidadas devem ser elaboradas utilizando políticas contábeis uniformes para transações e outros eventos iguais, em circunstâncias similares.

4.2) Os Balanços Patrimoniais (ativo/passivo) e a Demonstração de Resultados do Exercício devem ser apresentados lado a lado, juntamente com as mutações do patrimônio líquido, demonstração do valor adicionado e a demonstração do fluxo de caixa, entre outros, para efeito de consolidar as informações.

4.3) O valor contábil do investimento da controladora em cada controlada, e os investimentos entre as controladas, e a parte dessa controladora no patrimônio líquido das controladas e entre controladas devem ser eliminados.

4.4) Identificar a participação dos não controladores no resultado das controladas consolidadas para o período de apresentação das demonstrações contábeis.

4.5) Identificar a participação dos não controladores nos ativos líquidos das controladas consolidadas, separadamente da parte pertencente à controladora.

4.6) Os saldos, transações, receitas e despesas intragrupo devem ser eliminados, nas mesmas contas onde foram gerados seus efeitos (ex.: Contas a Receber com Fornecedores; Receitas de Vendas com CPV, Receitas Financeiras com Despesas Financeiras, etc.).

4.7) Os saldos de balanços e transações intragrupo, incluindo receitas, despesas e distribuição de lucros/dividendos são eliminados. Os resultados (lucros) decorrentes das transações intragrupo que estiverem reconhecidos nos ativos, tais como estoque ou ativo imobilizado, devem ser eliminados.

4.8) As perdas intragrupo podem indicar redução no valor recuperável dos ativos correspondentes que precisa ser reconhecida nas demonstrações contábeis consolidadas.

4.9) Os impostos e contribuições decorrentes das diferenças temporárias pela eliminação de resultados não realizados nas transações intragrupo devem ser reconhecidos no ativo ou passivo como tributos diferidos, tais como no estoque ou ativo imobilizado.


5) Planilhas de elaboração e demonstração.
       Em arquivo Excel disponibilizo, sem custo, modelos de planilhas (Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO Planilhas) eletrônicas ajustáveis para as empresas (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado), devendo seguir seu próprio plano de contas e estrutura das Demonstrações Contábeis elaboradas pela sua contabilidade.


Fonte: Pronunciamento Técnico CPC nº 36 de 06/11/2009 e Revisão CPC nº. 1, de 8/01/2010 - Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 27.

189 comentários:

  1. Bom tarde,

    Se possível o sr. poderia me encaminhar essas planilhas de procedimentos de consolidação.

    email: deividi.leandroo@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde , por favor poderia encaminhar essas planilhas no email.

    alan@racont.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fco das Chagas Rodrigues Cardoso16 de dezembro de 2011 às 16:50

    Boa tarde

    cardosoacontabil@hotmail.com

    companheiro seria possivel me encaminhar as planilhas,

    muito grato

    Fco das Chagas Rodrigues Cardoso
    R Chilon Cordeiro, 2310, Primavera
    Teresina PI
    86 9994 3927

    ResponderExcluir
  4. Amigo,

    Poderia encaminhar as planilhas para o meu e-mail?
    a.carlos_rj@hotmail.com

    Grato

    ResponderExcluir
  5. Amigo, boa tarde.
    Gostei muito do seu blog, por gentileza você poderia me enviar as planilhas de elaboração e demonstração.
    Muito obrigado.
    luizrobson@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola boa Noite.

    Muito interessante seu artigo, vc poderia me mandar estas planilhas por e-mail?
    Desde ja agradeço.

    jrbseninha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu artigo, e fiquei muito interessada nas planilhas, é possível você manda-lás no e-mail?
    Desde já agradecida.

    backspaceana@homail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa tarde.

    Bacana suas considerações. É possível enviar as planilhas para o e-mail welipla@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Ronaldo bom dia, tenho estudado este assunto ultimamente, e gostaria de receber os Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO em Planilhas, se possível enviar no e-mail LFC.tributario@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Ronaldo, vou fazer meu TCC nesse tema de consolidação de balanço gostaria de receber os Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO em Planilhas, se possível enviar no e-mail marciane.ms@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Ronaldo, boa tarde!

    Gostaria de receber as planilhas - (Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO.

    e-mail: dfariacosta@hotmail.com

    Obrigado.

    Daniel

    ResponderExcluir
  12. Ronaldo, Boa Noite, se possivel poderia me mandar 1 planilha da consolidação de balanço, necessito para um trabalho de contabilidade na faculdade.
    meu email é koala_26@hotmail.com
    Obrigado.

    Att. Rodrigo

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Ronaldo,
    Você pode me enviar o modelo mencionado acima?
    Meu email é: gog_geo@hotmail.com

    Desde já, muito obrigado!

    George Rocha

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Ronaldo,
    Gostaria de receber esse material. Você pode encaminhá-lo para rfl.depaula@gmail.com ?
    Obrigado.
    Rafael de Paula

    ResponderExcluir
  15. bom dia, gostaria de receber tambem as planilhas: magdacont@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia, Ronaldo:
    gostaria de receber os modelos de planilhas (Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO)
    Meu e-mail é pjtonelo@hotmail.com

    Grato
    Plínio

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Ronaldo,
    por gentileza, poderia me encaminhar os procedimentos de consolidação Grupo Econômico.
    Meu e-mail: laise.cantoaria@gmail.com

    Grata,
    Laise

    ResponderExcluir
  18. Boa Tarde!
    Gostaria de receber esse material (planilhas) no e-mail...Seria possivel?
    Grata!
    Pamela
    e-mail: pamela27_nh@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde !

    POr gentileza o Sr. poderia disponibilizar a consolidação de balanços (procedimentos)em excel via e-mail ?

    e-mail: car.lima@ig.com.br

    Grato
    Carlos

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, Ronaldo.
    Ronaldo,

    Li o artigo e fiquei muito interessada no material. Você poderia encaminhá-lo pra mim, por gentileza?

    Muito obrigada!!!

    Simone

    simone.sgb@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Li seu artigo e me esclareceu muito, parabéns pela atitude de compartilhar o conhecimento e experiência. O senhor por favor poderia enviar-me a planilha em excel, desde já ficarei muito grata.

    Obrigada!

    Viviane

    vivianeab@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Ronaldo, muito interessante seu artigo.
    Esclareceu muitas duvidas.
    Teria como encaminhar os modelos das planilhas de consolidação das demonstrações para o e-mail abaixo?
    Desde ja agradeço.

    sandro_sn@hotmail.com

    obrigado,

    Sandro

    ResponderExcluir
  23. Prezado Ronaldo Boa tarde!
    Poderia enviar as planilhas para este e-mail?

    leinadpab@gmail.com

    Obrigado desdejá.

    ResponderExcluir
  24. Ronaldo bom dia, estou estudando este assunto , e gostaria de receber os Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO em Planilhas, se possível enviar no e-mail
    srnn.assessoria@ig.com.br
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Ronaldo

    Bom dia,

    Gostaria de receber os modelos de planilhas (Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO)
    email - casmoreira@ig.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá boa tarde.

    Consegue por gentileza encaminhar a planilha no email abaixo:martins.remo@gmail.com.

    Agradeço desde já.

    Remo

    ResponderExcluir
  27. sou estudante de controladoria poderia me ajudar enviando as planilhas para meu email dcald@bol.com.br

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde,
    Gostaria de receber os modelos de (Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO Planilhas.

    Muito Obrigado
    email: basso_94@hotmail.com

    Rafael Basso

    ResponderExcluir
  29. Belo artigo.
    Gostaria de receber as planilhas de consolidação.

    contabeisuff2009.1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Boa noite
    Por gentileza o Sr. poderia disponibilizar as planilhas (Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO)?

    Obrigado

    andreaoaf@terra.com.br

    ResponderExcluir
  31. Por gentileza o Sr. poderia enviar as planilhas.

    Obrigada.
    claudiasbmenezes@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Bom dia. o Sr. pode me enviar a planilha?
    felipedutrajunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, gostaria de receber a planilha. Obrigado.
    enge.mma@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Ronaldo, eu também gostaria de receber essas Planilhas Modelos de Consolidação. Poderia por gentileza, enviá-las para: dgmoreno01@ig.com.br .

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde Ronaldo, parabens pelo tema, e pela públicação, gostaria de receber a planilhas, dos modelos de consolidação. Poderia enviá-las para digital.contabil@yahoo.com.br.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  36. olá ronaldo
    gostaria de receber as planilhas.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Olá Ronaldo!
    Por favor, poderia me enviar as planilhas para o e-mail abaixo?
    malu_ferrari@hotmail.com
    Desde já, fico grata.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de receber as planilhas por favor...

    josuebraga@gmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  39. Ronaldo,

    Por favor, poderia me enviar as planilhas através do email eustaquio.luiz@gmail.com ?

    Grato,

    Eustáquio Vasconcellos

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Ronaldo,
    Por gentileza, podeira me encaminhas as planilhas mencionadas para o email abaixo:
    sergiorscc@hotmail.com

    Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia Ronaldo.

    Você ainda dispõe dessas planilhas?
    Poderia enviar-me por favor?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Ok. Jailson. No entanto preciso do teu endereço eletrônico para o envio! Aguardo.

    ResponderExcluir
  43. Caro Sr. Ronaldo
    se o sr. dispor das planilhas para consolidação de balanço eu ficaria muito agradecido.
    se possivel enviar para oreste.lucca@luccacc.com.br.

    saudações

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde Sr. Ronaldo
    para se fazer uma consolidação de balanços é possivel fazer só com as demonstrações contábeis (balanço patrimonial) ou precisa ter os balancetes, com todas as contas analiticas para melhor identifcar as contas e proceder as eliminações e proceder os ajustes necessarios?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, caro Colega.

      O objetivo básico da consolidação dos balanços de um grupo econômico é apresentar a posição financeira e os resultados das operações, em única determinada data, de diversas empresas do mesmo grupo como se fossem uma única empresa.

      Assim, tendo em mãos as demonstrações contábeis das empresas que serão consolidadas, a técnica básica é, primeiramente, somar os saldos das contas.

      A consolidação não é, todavia, simplesmente a soma dos saldos de cada conta das diversas empresas; há a necessidade também de eliminar os saldos existentes ou transações realizadas entre as empresas do grupo.

      Para tanto, é necessário, durante o exercício social a ser consolidado, o controle dessas transações e dos saldos intercompanhias, para permitir a apuração dos valores de vendas, juros, comissões e outras receitas e despesas ocorridas durante o exercício entre as empresas incluídas na consolidação.

      Portanto, para fazer consolidação das demonstrações financeiras de um grupo econômico, as demonstrações contábeis devem ser de uma mesma data e elaboradas observando todos os mesmos critérios contábeis. Note que as demonstrações contábeis são oriundas ou geradas dos balancetes correspondentes a estas mesmas datas, obrigatoriamente. Logo nos oferecem maior detalhamento das contas e dos procedimentos de ajustes e eliminações necessárias para efetivar a consolidação.

      Abraços.

      Excluir
    2. ótimo esclarecimento,
      grato
      saudações

      Excluir
  45. Caro Sr. Ronaldo
    Poderia me enviar tambem as planilhas. Suas considerações foram muito pertinentes com algumas duvidas que eu tinha. meu email: rosangela1911@hotmail.com
    obrigado!

    ResponderExcluir
  46. Boa noite Ronaldo, bem interessante o tema, poderia por favor encaminhar as planilha que cita sobre o assunto, irá melhorar meu entendimento.
    Grato Vivaldo

    ResponderExcluir
  47. Boa Tarde,Senhor!
    Necessito do seu e-mail para lhe enviar as planilhas. Fico no aguardo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite Ronaldo, bem apresentado o tema, poderia por favor encaminhar as planilha que citou sobre o assunto.
    getulio.souza@hotmail.com
    Getulio Souza

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde.
    Muito bom material.
    Tenho interesse em receber as planilhas.
    Segue meu e-mail: andersonbe@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  50. Boa Tarde
    Fiquei Bastante interessada em receber as planilhas. se puder me enviar ficarei muito grata
    Email- Franciellysantanna@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Gostei muito,Ficarei muito grato se puder me enviar.meu email: isojmatupa@hotmail.com
    Meu nome é Josimar Lopes Pessoa, Moro em Sinop MT. Obrigado

    ResponderExcluir
  52. Bom dia,

    Se possível, me encaminhe as planilhas para que eu possa tomar conhecimento de tais procedimentos.

    john.rtw@bol.com.br


    Muito bom seu blog, parabéns.

    John.

    ResponderExcluir
  53. Bom dia Ronaldo
    Excelente trabalho!
    poderia por gentileza me enviar as planilhas mencionadas?

    Obrigado

    paulosrs@uol.com.br

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde Prof. Ronaldo!

    Gostaria de receber este material. Meu email é orthmam@yahoo.com.br

    Obrigado

    ResponderExcluir
  55. Boa noite, Professor Ronaldo,

    Gostaria de receber os modelos de planilhas (Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO).

    Mauro Souza
    email : maurosouza88@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Boa noite!

    Se fosse possível, também gostaria de receber as planilhas Procesimentos de Consolidação Grupo Ecnonômico.

    Obrigado,

    Erick Dias
    erickcontabil@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde!

    Por gentileza se possível gostaria de receber as planilhas p/presconcontadores@yahoo.com.br

    Agradeço.

    ResponderExcluir
  58. Olá Professor Ronaldo!
    Também gostaria de receber os modelos de planilhas sobre Consolidações.

    Obrigado.

    Izário Vilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Izário.
      Aguardo seu endereço eletrônico (e-mail) para lhe enviar as planilhas.
      Grato/RONALDO.

      Excluir
  59. Bom dia Professor Ronaldo!

    Poderia me encaminhar a os modelos de planilha?

    eu.rochana@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  60. Olá Professor Ronaldo!
    Também gostaria de receber os modelos de planilhas sobre Consolidações.

    Obrigado.

    william_fsa2000@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  61. Olá Professor Ronaldo.

    Também gostaria de receber os modelos de planilhas sobre Consolidações.

    Desde já, Muito Obrigado.

    derek.silva@globo.com

    ResponderExcluir
  62. Olá Professor Ronaldo

    Muito interessante seu artigo, pode por gentileza me enviar as planilhas por e-mail.

    ramos.fabiana@hotmail.com

    Grata

    ResponderExcluir
  63. O Sr. poderia disponibilizar a planilha.

    marcelo.victtor@gmail.com

    Agradeço a atenção.

    abs,

    Marcelo

    ResponderExcluir
  64. Bom Dia Professor Ronaldo.
    Bonito trabalho dividindo seus conhecimentos, mais pessoas poderiam seguir seu exemplo.
    Mas eu também gostaria de receber suas planilhas.
    suzana.rural1@gmail.com

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite,

    Gostaria de receber as planilhas.

    debora_joci@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  66. Boa noite

    Gostaria de receber as planilhas


    anacaaugusto@gmail.com


    obrigada

    ResponderExcluir
  67. Boa noite!

    Gostei das informações, poderia disponibilizar?

    lhnrocha.m12@gmail.com

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde! Parabéns pelo blog! Por gentileza, poderia disponibilizar as planilhas. Email: sr.administrador@gmail.com

    Abraços,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  69. Boa noite!!

    Ronaldo,
    Gostaria de receber as planilhas de consolidação pelo e-mail brivaldo_fernandes@hotmail.com

    Por sua gentileza, agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia me enviar as planilhas de consolidação?
      Kmilasouza@live.com


      Desde ja agradeço
      Camila

      Excluir
  70. BOM DIA PROFESSOR RONALDO!
    GOSTARIA DE RECEBER AS APOSTILAS COM EXEMPLOS POR EMAIL: elisabetegargarelli@ig.com.br
    GRATA
    E
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  71. Bom Dia Professor Ronaldo
    Poderia me enviar tambem as planilhas. Suas considerações foram muito pertinentes com algumas duvidas que eu tinha. meu email: setembrosjnr@hotmail.com
    Desde há antecipo meus agradecimentos
    obrigado
    Sebastião Julio Nunes Rondon

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde!

    Poderia me encaminhar estas planilhas??

    luciana@leardinicontabilidade.com.br

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  73. Ronaldo, boa tarde!
    Excelente matéria!
    Solicito por gentileza me enviar as planilhas mencionadas.

    Obrigado

    miltonjunn@gmail.com

    ResponderExcluir
  74. Professor. Bom dia!
    Muito esclarecedoras o seu artigo para sanar as duvidas. Gostaria que me enviasse as planilhas para: wdntas@gmail.com
    Muito agradecido.
    Walmir Dantas

    ResponderExcluir
  75. Ronaldo, bom dia!
    Por gentileza pode me enviar as planilhas mencionadoas.

    Email: luci.amaro@hotmail.com

    Obrigada
    Luciana

    ResponderExcluir
  76. Ronaldo, boa tarde!
    Por gentileza pode me enviar as planilhas mencionadoas.

    email. andressa.she@homail.com

    obrigado

    Andressa

    ResponderExcluir
  77. Bom dia, gostaria de receber as planilhas acima mencionadas.
    elizangelazucco@hotmail.com

    Agradecida.

    Eliz.

    ResponderExcluir
  78. Boa noite, gostaria de receber as planilhas de consolidação de balanço, gentilmente agradeço o envio para antoniopaes1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  79. Olá Ronaldo Valério, boa noite.
    Será que poderia me enviar as planilhas mencionadas em seu post acima.
    E-mail:the.maynarah@hotmail.com

    Fico aguardando.
    Thereza

    ResponderExcluir
  80. Ronaldo, boa tarde!

    Gostaria de receber as planilhas - (Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO.

    E-mail: aneliseamorim@hotmail.com

    Muito obrigada,
    Anelise.

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde Ronaldo,
    Gostaria de receber as planilhas de consolidação de balanços citada em seu post.
    Parabéns pela iniciativa de compartilhar esta experiência com aqueles que, como eu, se insere neste universo de Balanço Consolidado somente agora.
    Obrigado.
    Meu e-mail: gilson.jreis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. Bom dia,

    Vc poderia enviar a planilha de consolidação?

    Meu email - mourafabio72@gmail.com.

    Grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
  83. Olá, você pode me encaminhar as planilhas por e-mail

    adrimp0309@hotmail.com

    Att;
    Adriana Martins pereira

    ResponderExcluir
  84. Olá gostei do seu artigo, poderia me enviar as planilhas, obrigado, luizsantosemail@gmail.com

    ResponderExcluir
  85. Ronaldo, bom dia!

    Ótimo artigo! Parabéns!

    Gostaria de receber as planilhas.

    Desde já, agradeço.

    rnldstos@gmail.com

    ResponderExcluir
  86. Prezado Prof. Ronaldo, também apreciaria receber as planilhas mencionadas acima. Meu endereço é afernandeslana@gmail.com.

    Desde já, obrigada,

    Adriana

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde professor! Também gostaria de receber as planilhas. E-mail: alinebarreirasilva@ig.com.br

    ResponderExcluir
  88. Bom dia.
    Gostaria de receber a planilha.
    Obrigada.
    larinoin@gmail.com

    ResponderExcluir
  89. Bom dia.
    Gostaria de receber a planilha.
    Obrigada.
    wivian_debatin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde,

    Muito esclarecedor o artigo.

    Gostaria muito de receber a planilha, uma vez que estou tendo essa matéria na faculdade, e com certeza, ela iria agregar muito aos meus estudos.

    Meu e-mail: thassio2810@hotmail.com

    Desde já agradeço,

    ResponderExcluir
  91. Boa Tarde,
    Adorei o artigo, inspirador.
    Gostaria de receber as planilhas ....
    obrigada.
    antonialucyvanda21@yahoo.com.br
    Antônia

    ResponderExcluir
  92. Bom dia Professor,

    Obrigado pelos esclarecimentos.
    Gostaria de receber as planilhas: lfernando_rocha@hotmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  93. Boa Noite

    Obrigado pelas informações.

    Também gostaria de juntar aos colegas que solicitam as planilhas : rogeriobrugnara@hotmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  94. Bom dia Professor,

    Ótimo artigo gostaria de solicitar as planilhas indicadas pelo senhor segue email;

    marciojbsilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  95. Olá, professor.

    ótimo artigo!

    Por gentileza, poderia enviar as planilhas mencionadas?

    obrigada


    dadau11@hotmail.com

    ResponderExcluir
  96. Ola professor. Pode me enviar as planillas? Obrigado. nonatoalmeida1@uol.com.br

    ResponderExcluir
  97. Boa noite, professor!
    Gostaria muito de receber esse material!

    Obrigado desde já e parabéns pelo seu desapego!

    lordlama@gmail.com

    ResponderExcluir
  98. Boa noite professor!

    Gostaria muito de receber esse material de consolidação em excel e outras DF's nesse formato.

    Gentileza enviar no meu e-mail: alpadv1@hotmail.com

    Arnaldo

    ResponderExcluir
  99. Boa tarde, tudo bem?

    VocÊ poderia enviar as planilhas de consolidação para srl23@ig.com.br? Antecipadamente obrigado

    ResponderExcluir
  100. Boa Noite Professor,

    Gostaria muito de receber as planilhas referente a consolidação de balanço.

    Desde ja agradeço,

    Cristiano Santos
    criscont@uol.com.br

    ResponderExcluir
  101. Bom dia Professor!

    Gostei do seu artigo!

    Podes por gentileza me enviar as planilhas em excel para consolidação.

    Desde já agradeço,

    Deunisio Zanluca
    deunisio.zanluca@menegotti.net

    ResponderExcluir
  102. Bom Dia Professor!

    Se possível o senhor poderia me encaminhar as planilhas de procedimentos de consolidação.

    Meu e-mail: jpzacha@ig.com.br
    Fico à disposição em São José dos Campos - SP, em qualquer necessidade que o senhor tenha aqui em minha cidade que eu possa ajudá-lo.

    Agradeço.

    ResponderExcluir
  103. Se possível, gostaria de receber as planilhas de procedimentos de consolidação.
    e-mail: staroski@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  104. Bom dia!

    Estou pesquisando a respeito disto e gostaria de receber as planilhas em meu e-mail: escal.marcos@gmail.com

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  105. gostaria de receber os modelos de planilhas (Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO)

    brunobialek@gmail.com

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  106. Olá gostaria de receber os modelos de planilhas de consolidação. Favor enviar para o e-mail: valternk@hotmail.com

    Obrigado,

    Valter

    ResponderExcluir
  107. Bom dia!

    Gostaria de receber os modelos de planilhas ( consolidação das demonstrações contábeis )

    alissonhiflly@bol.com.br

    grato

    ResponderExcluir
  108. OLÁ RONALDO GOSTARIA DE RECEBER AS PLANILHAS, SE POSSÍVEL ENVIAR PARA O EMAIL

    MARCONE1966@IG.COM.BR

    ResponderExcluir
  109. olá gostaria de receber os modelos de planilhas de consolidação. Favor enviar par o e-mail : monicambrito@globo.com

    Obrigado;
    Mônica Brito

    ResponderExcluir
  110. Bom dia Ronaldo,

    O material me interessou muito, pode enviar para meu e-mail acarlos.cardoso@hotmail.com

    Obrigado

    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  111. Olá Ronaldo,

    Apreciaria receber os modelos das planilhas de consolidação.
    E-mail: gerson.schwoelk@gmail.com

    Obrigado,
    Gerson Schwoelk

    ResponderExcluir
  112. Boa tarde professor,

    Muito bom o artigo. Se possível gostaria de receber os modelos das planilhas por e-mail.

    Muito obrigada.

    giselle@koesilcontabilidade.com.br

    ResponderExcluir
  113. Boa tarde, por gentileza pode me encaminhar suas planilhas, pois, vão me auxiliar bastante.

    Desde já agradeço a atenção e as informações publicadas em seu blog.

    Mônica Silva
    monica.nina0608@gmail.com

    ResponderExcluir
  114. Boa Tarde,

    Muito propicio o material sobre consolidação publicado.

    Se possível, também gostaria de receber as Planilhas para aprofundamento no assunto, pelo e-mail lnogueiraso@yahoo.com.br

    Obrigado

    Luis Nogueira

    ResponderExcluir
  115. Boa tarde
    Por gentileza pode me encaminhar suas planilhas, pois, vão me auxiliar bastante.

    leidianebarbosa23@gmail.com

    Desde já obrigada ..

    ResponderExcluir
  116. Boa noite, poderia me encaminhar as planilhas sugeridas.

    Muito obrigado

    Edu.berg33@hotmail.com

    ResponderExcluir
  117. Bom dia.

    Poderia encaminhar as planilhas acima informadas?

    Grata,

    mirtesbittencourt@gmail.com

    ResponderExcluir
  118. Poderia enviar as planilhas acima mencionadas? ficarei no aguardo, segue meu e-mail
    glarysouza@gmail.com

    ResponderExcluir
  119. Bom dia,

    Poderia enviar esse material para meu e-mail acarlos.cardoso@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  120. Boa tarde gostaria de receber as planilhas do item 5. Desde já agradeço.
    sheilaruaro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  121. Sr. Ronaldo, gostaria de receber as planilhas em excel. Desde já, obrigado!! osmarluizribeiro@ig.com.br

    ResponderExcluir
  122. Olá Professor

    Seria possível enviar-me a sua panilha?
    Obrigado pela sua ajuda

    ricardo_teixeira_211@sapo.pt

    ResponderExcluir
  123. Bom dia Sr. Ronaldo, Gostei do seu artigo e me ajudo a entender mais sobre consolidação.
    Gostaria de receber as planilhas em excel. Obrigada.
    cent_thati@hotmail.com

    ResponderExcluir
  124. Bom Dia gostaria de receber o material do item 5.

    Desde já agradeço a colaboração.

    email: jaquisonribeiro2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  125. Bom dia! Sr. Ronaldo, achei muito interessante o seu artigo parabéns pela iniciativa e apoio, estou precisando fazer uma consolidação que atenda ao CPC. O sr. pode por favor me enviar as planilhas que menciona no artigo. O meu e-mail andre.sousa@sbdinc.com
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  126. Olá, gostaria de receber os modelos de planilhas (Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO Planilhas), menscionados no artigo. meu e-mail: senigsf@hotmail.com

    Grata,

    Inês

    ResponderExcluir
  127. Boa tarde Ronaldo,
    Seria possível enviar no email davinelson.15@hotmail.com
    Grato !!

    ResponderExcluir
  128. Bom dia Ronaldo,

    Gostei muito do seu artigo, gostaria que envia-se as planilhas
    jpaq321@gmail.com

    ResponderExcluir
  129. Ótima matéria,
    Poderia me disponibilizar a planilha?
    wagner_o@hotmail.com

    ResponderExcluir
  130. Por favor eu gostaria de receber as planilhas de consolidação.
    Enviar para sweney@globo.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  131. boa noite. Gostei muito da sua visão sobre Grupos econômicos, estou buscando levar isso para a parte agronômica. Poderia por favor me encaminhar as planilhas? johnathan_zoo@hotmail.com

    Grato.

    ResponderExcluir
  132. Olá, gostaria de receber as planilhas de consolidação de balanço.Teria como enviar por gentileza para thiagocairesrodrigues@yahoo.com.br
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  133. Boa tarde professor,

    Muito bom o artigo. Se possível gostaria de receber os modelos das planilhas por e-mail.

    Muito obrigada.

    izabel_mba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  134. Olaa,

    Poderia me enviar a planilha de consolidação de balanços.

    Fico no aguardo!!

    leinice_450@hotmail.com

    ResponderExcluir
  135. Boa tarde ,
    EU estou precisando fazer um trabalho sobre consolidação e gostei do seu artigo. Seria possível enviar uma das planilhas modelos para meu e-mail adrianepereira22@hotmail.com. Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  136. Olá, também gostaria de receber essas planilhas, excelente artigo: julianasanches.sap@gmail.com
    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  137. Ronaldo, vou fazer meu TCC nesse tema de consolidação de balanço gostaria de receber os Procedimentos de Consolidação GRUPO ECONÔMICO em Planilhas, se possível enviar no e-mail faalmeidaaqs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  138. Boa noite Ronaldo, gostaria de receber as planilhas para consolidação de balanço. Muito obrigado.
    cvrprado@ig.com.br

    ResponderExcluir
  139. Boa noite, Sr. Ronaldo!

    Excelente artigo! Se possível, também gostaria de receber as planilhas de consolidação por e-mail.

    moisesmafra89@gmail.com

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  140. Bom dia Sr. Ronaldo!
    Artigo de fácil compreensão, muito bom mesmo. Parabéns!
    Se possível, também gostaria de receber as planilhas.

    sergio.meira@statuscont.com.br

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  141. Boa Noite Professor, poderia me enviar as planilhas?

    mm.qicontabil@gmail.com

    Agradeço antecipadamente

    ResponderExcluir
  142. Parabéns pela explanação clara sobre o assunto!
    Podes enviar-me as planilhas!
    nivaldo.antunes@hotmail.com
    Grato

    ResponderExcluir
  143. Boa Tarde!

    Excelente artigo!
    Se possível, também gostaria de receber as planilhas de consolidação por e-mail.
    Agradeço antecipadamente.

    mila.statiuc@gmail.com

    ResponderExcluir
  144. Muito bom seu artigo... Tenho interesse em receber suas planilhas, me envie para planob000@gmail.com

    ResponderExcluir
  145. Gostaria de receber suas planilhas, pois estou com um processo de incorporação aqui na empresa,

    obrigado

    mm_neto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  146. Ronaldo parabéns.
    Também gostaria de receber essas planilhas, ótimo artigo. leandrodroberto@hotmail.com
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  147. Boa tarde!

    Pode por gentileza me encaminhar estas planilhas.
    lucas.9867@hotmail.com

    Muito obrigado!

    Sds.

    ResponderExcluir
  148. Ronaldo, boa tarde.

    Por gentileza, poderia me disponibilizar estas planilhas de consolidação das demonstrações contábeis.

    diegoagudo@uol.com.br

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  149. Gostaria de receber por email a planilha. É possivel?
    leonardogerth@terra.com.br

    ResponderExcluir
  150. Boa dia Ronaldo,

    Também gostaria de receber por email as planilhas de consolidação de demonstrações contábeis por favor.

    wesley_tds@hotmail.com

    Obrigado.
    Att.
    Wesley

    ResponderExcluir
  151. gostaria de receber a planilha de consolidação de balanços

    Grata
    izabel.magro@enplanta.com.br

    ResponderExcluir
  152. Bom dia Sr. Ronaldo,

    Se possível gostaria de receber a planilha de consolidação de balanços.

    E-mail: fariaauditoria@gmail.com

    Obrigado.

    Daniel

    ResponderExcluir
  153. Bom dia
    Gostaria de receber a planilha Consolidação de balanços.

    carly22k@hotmail.com

    Grata

    ResponderExcluir
  154. Boa tarde !

    Tenho interesse em receber as planilhas.

    elainne.alfer@gmail.com

    Grata,

    ResponderExcluir
  155. Bom dia,
    Poderia, por favor , encaminhar as planilhas para consolidação de balanços?
    Grata,
    Luisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, assim que você informar teu e-mail enviarei as planilhas solicitadas. Desta forma, fico no aguardo, Ok!

      Nota: A título de informação geral, todas as solicitações das Planilhas para Consolidação de Balanços feitas pelos colegas até hoje, já foram enviadas na data oportuna através de seus respectivos endereços eletrônicos. Obrigado.

      Abraços.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  156. Olá, boa tarde!

    Por favor, pode me encaminhar essas planilhas?

    E-mail: tailise.ocarvalho@gmail.com

    Obrigada,
    Tailise

    ResponderExcluir
  157. Olá, boa tarde!

    Por favor, pode me encaminhar essas planilhas?

    E-mail: ka_kmg@hotmail.com

    Obrigada,
    Karolyne

    ResponderExcluir
  158. Boa tarde, pode enviar a planilha.
    Grata.
    marines@cumulus.com.br


    ResponderExcluir
  159. Boa Tarde, poderia por gentileza me encaminhar estas planilhas?
    E-mail: ka_2710@hotmail.com

    Grata.

    Att.
    Karen

    ResponderExcluir
  160. Boa tarde Valério, poderia por gentileza enviar a planilha.
    Grato,

    fernando.reboucas@icloud.com

    ResponderExcluir
  161. Olá Ronaldo, muito bom o artigo !!
    Poderia disponibilizar as planilhas?
    ferretti@auditoriaevolucao.com.br

    Obrigado

    ResponderExcluir
  162. Bom dia Ronaldo.
    Poderia enviar a planilha para luboragina@globo.com.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  163. Boa tarde! Poderia me enviar as planilhas fabio.borges09@terra.com.br
    Obrgiado!

    ResponderExcluir
  164. Olá Ronaldo!
    Por favor, poderia me enviar as planilhas para o e-mail abaixo?
    sheilakeli28@gmail.com
    Desde já, fico grata.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  165. Boa Tarde Ronaldo!!

    Poderia, por favor, enviar as planilhas de consolidação para patriciamassa1@live.com??
    Obrigada

    ResponderExcluir
  166. Boa tarde , poderia enviar as planilhas para mim também , desde ja agradeço
    carlos.gama@suprema.com.br

    ResponderExcluir
  167. Ronaldo, boa tarde!
    Por gentileza, pode me enviar a planilha. deisesm@uol.com.br
    obrigada

    ResponderExcluir
  168. Bom dia!

    Gostaria de receber as planilhas também. Obrigado!

    contabilidade@volendam.com.br

    ResponderExcluir
  169. Boa tarde, poderia enviar as planilhas para o meu email, desde já agradeço.
    simonessouza75@hotmail.com

    ResponderExcluir
  170. Sr. Ronaldo, boa tarde!

    Por gentileza o senhor pode me enviar as planilhas também. Estou fazendo um consolidação que as controladas geraram prejuizo e estou com muitas dúvidas.
    Obrigada, favor enviar no e-mail yarafisco@uol.com.br

    ResponderExcluir
  171. Olá, Ronaldo

    gostaria de receber suas planilhas de consolidação. Meu e-mail é: fernanda@ip.imb.br

    Grata.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  172. Bom dia. Por favor poderia me enviar as planilhas, estou começando a fazer consolidação e suas planilhas vão me ajudar muito.
    Por favor meu email é andrecargapesada@ig.com.br

    ResponderExcluir
  173. Olá boa tarde! Parabéns pela publicação se possível poderia me encaminhar seu arquivo

    Jr_carmo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  174. Olá, boa tarde !

    Você poderia disponibilizar as planilhas ?

    O meu e-mail é o cr.pitanga@uol.com.br

    ResponderExcluir
  175. Boa tarde! por gentileza gostaria de receber as planilhas para Consolidação de Balanços, agradeço pela atenção.
    meu email: thaysmara.araujo2012@gmail.com

    ResponderExcluir
  176. OLÁ, Bom dia

    poderia me encaminha a planilha por favor.

    crysholanda@gmail.com

    obrigada

    ResponderExcluir
  177. Bom dia Ronaldo, é possível enviar a planilha de consolidação de controladas para o e-mail: contabilidade@arrozella.ind.br. Desde já agradeço. André

    ResponderExcluir
  178. Boa tarde Ronaldo, acho que o seu material será de grande valia para quem precisa fazer consolidação de balanços. Gostaria de receber um cópia também. Agradeço desde já. Meu e-mail: cb.rodrigues168@gmail.com

    ResponderExcluir
  179. Bom dia,Senhor.
    Já enviado hoje para seu e-mail.
    Abraço.

    ResponderExcluir